03 February 2006

Os defeitos dos Livros

Pois é, até os meus muito amados livros têm os seus defeitos, podemos listar aqui inúmeros como por exemplo, são viciantes, são caros, cortes de papel, enchem a casa, etc.
Mas ontem bateu-me um bastante mais grave, talvez já me tivesse apercebido disso antes, mas só ontem é que me calhou pensar no assunto a sério...
Os livros mudam-nos, mas não mudam o mundo á nossa volta.
E agora começam a dizer, "Ah Sandra, tantos livros que mudaram o mundo!", mas não é isso que eu estou a falar! É claro que os livros afectam o mundo á volta deles, mas quanto NÓS estamos a ler um livro, e aquele pensamento, ou aquela emoção nos invade e a seguir o metro abre as portas e nós fechamos o livro, está tudo igual para todos, excepto para nós!
Ontem essa sensação invadiu-me como uma força avassaladora! *Suspiro*

9 comments:

  1. Qual foi o livro, algum em especial? E tb tenho tido essa mesma sensação, em especial causado por um livro que comecei a ler ontem

    ReplyDelete
  2. wow... e qual foi o livro que te deu esta inspiração?

    ReplyDelete
  3. Como te compreendo.
    E achas isso defeito? ;)

    ReplyDelete
  4. Acho pq eu sou uma pessoa mto empática eu gosto de quando estou alegre que o mundo me reflicta (é assim q se diz???) a alegria de volta e quando isso não acontece é um desapontamento tão grande!!!!

    *Suspiro*

    O que estava a ler era Chobits, eu sei que aquilo é treta sentimentalista, mas fiquei com pena que o amor não seja assim!

    ReplyDelete
  5. Gostei do teu post!!
    :)

    ReplyDelete
  6. pá tenho de justificar os 5 mil dólares de alguma maneira!

    ReplyDelete
  7. Nada pior do que um ataque de realidade...

    Também me acontece, às vezes, especialmente quando leio fantasia.

    ReplyDelete
  8. Acontece tantas e tantas vezes... Basta um ruído mais estranho no café para me chamar para a realidade, ao levantar os olhos do livro...

    Mas, para ser sincera, não é só com os livros que isso me acontece.... eu sonho muito acordada.... :s

    beijos

    ReplyDelete
  9. Linda, todos os livros, todas as pessoas e todas as ocorrências por mais mundanas que sejam mudam-nos... Freud explica! ;)
    Talvez por isso algumas pessoas evitem alguns livros, algumas situações, algumas pessoas. Tu não, és uma rara alma que não vira as costas à vida e à dor. Continua a ler e continua a viver.
    Beijo cheio de rosas.

    ReplyDelete