06 October 2006

Futuros eventos

Um post rápido para assinalar alguns eventos que estão aí mesmo a rebentar:

FIBDA 2006:

Resto do Mundo no FIBDA 2006

A primeira novidade da edição deste ano é o local escolhido para o núcleo central do Festival: Fórum Luís de Camões, na Brandoa, um novo edifício situado à entrada desta Freguesia.

Neste edifício, estarão centralizadas a maioria das exposições que, este ano, dedicam um olhar ao Resto do Mundo, ou seja, à banda desenhada criada além das fronteiras franco-belgas e anglo-americanos, não esquecendo, naturalmente, a 9ª Arte lusófona.

Além do núcleo central, o FIBDA terá, igualmente, exposições nos seguintes espaços: CNBDI, Recreios da Amadora, Casa Roque Gameiro, Estação de Metro da Falagueira e Galeria Municipal Artur Bual.

“17 graus periféricos e o resto do Mundo”, é o tema base da edição deste ano do FIBDA que pretende, assim, dar a conhecer autores inéditos ou pouco conhecidos na Europa. Haverá, decerto, grandes surpresas.

No núcleo central, o FIBDA divide-se por dois pisos: Pavilhão (superior) e Sala Mundo BD (inferior), com uma área total de cerca de 3000 mil metros quadrados.
Podemos, igualmente, anunciar que o desenho original do cartaz, e de outros documentos promocionais do FIBDA, será, este ano, da autoria de Filipe Abranches, galardoado, em 2005, com o Prémio de Melhor Desenho para Álbum Português, com o livro “As Aventuras Formativas de Fortunata, Maria e Garção”, editado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Aguardem por mais notícias sobre a edição deste ano da grande Festa da Banda Desenhada. Em breve, ficam a conhecer toda a programação do Festival: exposições, autógrafos, área comercial, debates, cinema, oficinas e animação.
Fórum Fantástico 2006:
Podem agora manter-se actualizados ácerca de todas as novidades do Fórum Fantástico no seu próprio blog: Fórum Fantástico

O Fórum Fantástico é um conjunto de palestras, debates, lançamentos, sessões de autógrafos e outras iniciativas paralelas, que englobam as várias vertentes do género Fantástico. O Evento irá decorrer de 16 a 19 de Novembro em vários locais, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro nos dias 16 e 17 e no Auditório do IPJ no Parque das Nações no dia 18, fica por anunciar a localização do evento no dia 19.

No comments:

Post a Comment