11 April 2006

A "Seca da Dieta"

Ok este pode ser um dos posts mais polémicos deste blog, mas não lhe dêm importância, é só um desabafo, não tem como intuito insultar alguém, nem mandar a boca a alguém, escrevo isto para a estratosfera dos blogs apenas com o intuito de esvaziar estes pensamentos da minha alma. Se alguém se sentir insultado ou magoado com este post, não se sinta!

Quem me conhece sabe que eu tenho um problema de peso, não vamos andar com voltas ao assunto eu sou gorda mesmo, e não não sou daquelas que tem um quilito a mais e passa o tempo todo a chorar-se que está gordissima, eu tenho perto de 25 quilos a mais, e sendo uma pessoa baixa parece imenso e na verdade é mesmo bastante. Há mais gordos que eu, claramente, isto não é uma competição! Mas o meu excesso de peso identifica-me como uma gorda.

Sendo então uma gorda vejo-me frequentemente sujeita ao que eu chamo a "Seca da Dieta", o que é isto? Perguntam vocês, e eu respondo: a "Seca da Dieta" é quando alguém bem intencionado decide dar-nos uma grande seca ácerca de conselhos de dieta e ameaças á nossa saúde e acha que essa mesma "seca" vai resolver todos os nosso problemas de peso.
Fazem sempre as mesmas perguntas:
"Não ficavas melhor com uns quilitos a menos?"
"Não tens problemas de saúde?"
"E não te sentes complexada?"
Ao qual eu retenho-me sempre de dar as seguintes respostas:
"Não, não, todas as pessoas gordas do mundo têm prazer imenso em ter os quilitos a mais, aliás é o nosso objectivo de vida cada vez que nos pesamos ver o ponteiro apontar para um número maior."
"Toda a gente sofre sempre de alguma coisita, seja gorda ou não! E é óbvio que ser gorda não é saudável."
"Não, não, eu tenho prazer nisto, obviamente!!"
Ao invés eu relembro-me que estou a ser abordada por alguém bem intencionado, então mentalmente reviro os olhos, tento fazer um sorriso não muito amarelo e tento responder de uma maneira minimamente simpática. Não me perguntem porque é que eu me dou ao trabalho de ser simpática de volta quando alguém me está a dizer algo na onda de: "Houve lá, não te vês ao espelho? estás gordíssima! Não devias estar a tratar do assunto?".

Não faço disto um hino á gordura! Não é esse o meu objectivo, está mais que na cara que não é bom ser-se gorda e que deve-se tentar perder peso e viver uma vida mais saudável no geral. Quero apenas lembrar o mundo do seguinte:
Sim eu sei que sou gorda!
Sim eu sei que devo perder peso!
Sim, graças a todas as pessoas bem intencionadas á minha volta, estou sempre muito bem informada das últimas dietas.
Não, perder peso não é fácil, se fosse, não havia pessoas gordas!
Dietas miraculosas não funcionam, se funcionassem, não havia pessoas gordas!
Claro que há montes de tratamentos que funcionam, claro que há pessoas que perdem peso e ficam muito melhores, eu própria já perdi 20 quilos em 6 meses, eu sei o que tenho a fazer, já o fiz. Não me venham explicar tudo aquilo que eu já sei.

Porque é que eu estou tão chateada com isto? Porque é óbvio que é uma conversa que me chateia imenso e que infelizmente estou constamente a levar com ela e juro que já ouvi de tudo um pouco, desde: "Mas tu és esperta! Não percebo como podes suportar ser gorda" ao "Ena tu tens uma personalidade espectacular, se perdesses peso tinhas os gajos todos á perna.". Aliás só no último domingo numa festa de anos levei com a seca 2 vezes! Felizmente da segunda vez uma pessoa ao meu lado olhou para a minha cara e comentou logo: "Quantas vezes é que não ouves isto? Não odeias que toda a gente tenha algo a dizer ácerca do teu peso?", o que levou a este desabafo meu.

14 comments:

  1. Não há nada como um bom desabafo. Não te sentes já melhor? ;-)

    ReplyDelete
  2. oh pá sinto-me MONTES de melhor!
    Quilos de melhor! lol

    ReplyDelete
  3. >Quantas vezes é que não houves isto?

    Se o que querias dizer é 'ouves'?
    Eu própria já ouvi QUILOS delas...
    E Cá estou eu a te dar uma seca de outro tipo. :D

    Acho que fizeste bem em desabafar só mostraste estima e auto-confiança.

    "E se não gostares de ti quem gostará?"

    Beijo grande, fofo e gordo. ;)

    ReplyDelete
  4. lol corrigido!
    mas isso eu a escrever sou a desgraça das desgraças, ali a Flor já me declarou um caso perdido :P
    Espero que o desabafo também tenha um efeito exorcizante nas próximas "Secas da Dieta".

    ReplyDelete
  5. Boa, aleluia! Falar de peso aos outros é quase quase quase sempre mal educação ( o quase está lá só por hipótese).

    ReplyDelete
  6. Estou contigo, Escalla! Bando de mal-educados! Não têm mais que fazer? Alguém lhes pediu conselhos??

    Err.. desculpa, acabei de usar o teu post para também os mandar passear! ;)

    ReplyDelete
  7. O' E., aposto de depois deste post te saiu um peso dos ombros :P

    ReplyDelete
  8. Concordo com tudo o que disseste. Só não concordo com a Teresa: falar do peso é boa educação se for para dizer "bem, estás muito mais magra!" Quer seja verdade, quer não.Beijinhos.

    ReplyDelete
  9. Ainda bem que desabafaste! E eu que ando numa de fazer dieta fiquei a sentir-me melhor e tudo, por isso ajudaste as 2 :o)

    E a gente gosta de ti com quantos quilos tu tiveres ;op

    ReplyDelete
  10. o blogs são óptimospara essas coisas não são?
    posso só dar-te uma secazita?
    já tentaste a massagem de cacau ;)?

    ReplyDelete
  11. Vim aqui ter por mero acaso e, nem de propósito, concordei com as tuas palavras na íntegra. Também não tenho a mínima paciência para esse tipo de comentários. É que normalmente são feitos como se nunca os tivéssemos ouvido. Apre, que é por demais!!!!! Vou voltar, pela amostra: gostei! .-)

    ReplyDelete
  12. Essa porcaria é como a idade... a gente bem que queria livrar-se dela e não consegue.

    ReplyDelete
  13. E essas massagens de cacau devem ser boas é para o cérebro dos outros...

    ReplyDelete
  14. Ai Sandra como eu te compreendo...
    :-)

    ReplyDelete