18 November 2005

Bloguices!!

Pois bem foi com muita surpresa para muita gente que eu criei este blog e porquê?
Porque eu detesto blogs.
E porque é que eu detesto blogs?
Por várias razões, mas a principal tem a ver com ser obrigada a ir verificar diariamente este ou aquele site para ver se "saiu" qualquer coisa. Mas felizmente como a internet é aquela coisa maravilhosa na qual não há problema que não tenha mil soluções (que por sua vez originam outros problemas e por aí fora, mas isso é outra guerra...) é claro que existem algumas ferramentazinhas fantásticas á nossa disposição.
Pois bem como aparentemente este blog até está a ter alguma atenção (para muito espanto meu) decidi dedicar aqui um postzito a divulgar as várias maneiras através das quais podemos ser automaticamente informados quando aquele blog que gostamos tem uma coisinha nova.
RSS Feed:
Esta parece ser a mais popular e mais difundida das maneiras, sendo utilizada não só pelos vários tipos de LiveJournals e Blogs como também por uma série de outros sites, principalmente sites de informação. O que é o RSS? Não faço a menos das ideias e neste momento não tenciono ao mínimo explorar o conceito (mas como sei que alguns de vocês devem ter ficado com a "pulga atrás da orelha" deixo-vos aqui este link)
O que eu sei é que o RSS pode ser utilizado de várias maneiras, através de programas e de sites que recebem a informação "emitida" pelo "feed". De seguida dou um exemplo de cada um destes métodos, mas há muitas mais.
Site: BlogLines:
Este é o meu método actual de eleição para seguir as emissões dos meus sites e blogs favoritos, é um site no qual após nos registramos-nos (que apenas requer um e-mail e uma password) nos permite compilar uma lista de "Feeds" que desejamos "seguir", podemos organizá-las por pastas e podemos inclusivé "guardar" os "clipings" ou seja aqueles "posts" a que achámos mesmo imensa piada. E pronto passamos a ter um sitio onde podemos aceder todos os dias e que nos avisa quando alguém acrescentou algo de novo sem ter de ir "dar a volta aos blogs". Tem uma vantagem para quem acede á internet de vários sitios pois está sempre lá á distãncia de um login.
Programa: RSS Reader:
Este pequeno programa instala-se naquele cantinho do nosso pc, aquele ao pé do relógio, com aqueles bonequinhos todos (mais um para a eterna lista), e "lê" cada vez que clickamos num link de uma "Feed", reconhece-a automaticamente e pergunta se queremos adicioná-la á nossa pasta, podemos também adicionar "feeds" manualmente fornecendo o "link" apropriado. O programa então "apita" e dá sinal cada vez que algo novo surge.
E-Mail:
A segunda maneira parece ter a ver com o e-mail. Aparentemente aqui o BlogSpot (que é o sitio onde o meu blog está hospedado, ena bela vida!! comida e dormida á borla) há um sitiozinho onde eu posso adicionar e-mails, que por sua vez receberão um "heads up" cada vez que eu adicionar aqui qualquer coisinha. Pois bem, se querem mais um mail para ler ocasionalmente já sabem, mandem-me um mail para: joanprod@hotmail.com e não se esqueçam de dizer que "Sim por favor manda-me mais um e-mail para a Inbox!"

Espero que tenha contribuido á comunidade de Blogs algo de novo com este post, senão ignorem-no simplesmente.
Agora como alguns já devem ter reparado esta semana não houve Site da Semana, considerem este post um humilde substituto, aproveito também para acrescentar que o Site da Semana aceita sugestões, isto é, se acham que há um site giríssimo que eu pudesse divulgar avisem para o mesmo e-mail (pronto, pronto mexer o elevador da janela dá trabalho né? Aqui fica: joanprod@hotmail.com).
Falta-me apenas acrescentar um obrigado por desperdiçarem algum tempo de vez em quando a lerem as minhas resmunguices e bom fim de semana.

19 comments:

  1. Obrigada nós por desperdiçares tu também algum tempo a ler as nossas resmunguices...

    ReplyDelete
  2. eu tambem aderi ao bloglines.ao menos escuso de andar de blog em blog a ver se há algo de novo.

    ReplyDelete
  3. E este post é muito útil!
    Eu por acaso gosto de it de blog em blog a ver se há novidades... à procura da surpresa! :)

    ReplyDelete
  4. Que fixe!YES,YES,YES finalmente encontro quem partilha os meus problemas xuif xuif!Ha blogueiros porreiros que se "inscrevem" nos frescos (e ai temos sempre a lista das ultimas actualizacoes), ou melhor ainda, na minha opiniao, os blogueiros que nos enviam um mail a avisar das novidades!;-)
    No outro dia passei por intrusa ;-) no blog daflor em que pedia ajuda para saber se havia algum mecanismo que nos avisa-se, a "te resa"(uma outra comentadora desse blog) disse-me da existencia do bloglines.
    Ja me registei,mas como sempre tenho uma fase de adaptação :-P ate perceber bem o funcionamento;-)
    Bjokas

    ReplyDelete
  5. A fantasma tem que me ensinar como fazer tempo para conseguir fazer todos esses passeios pelos blogues...ser BC...e ainda ...
    Ai quem me dera...
    ;-)
    ai...ai...
    :-)

    ReplyDelete
  6. Ola!
    Assunto blogllines!
    La vem a chata (outra veeeez?!!eheheheh!
    Acho que ja assinei o teu blog e o da cenoura do lado ehehe
    Quando houver actualizaçoes aparecem logo assim que abrir a pagina com o meu email
    Sabes estou impaciente, ja nao consigo dar tempo a minha adaptacao LOL
    Obrigada por toda e qualquer ajuda!Sao sempre bem vindas!

    ReplyDelete
  7. lol
    Tens de ir á página dos feeds!

    ReplyDelete
  8. E... ;-)quando eu vou a pasta Meus Feeds eis que me aparece a seguite mensagem "Seu endereço de e-mail ainda não foi confirmado, responda à mensagem de verificação que foi enviada por e-mail pelo Bloglines. Clique aqui para que outro e-mail de verificação lhe seja enviado, ou clique aqui para mudar seu perfil."
    Que QUERIDA...(a mensagem) BRRRRRR!!!!
    Sabes as vezes eu e as tecnologias desentendemo-nos, ja tou a ficar danada
    Uma pessoa a querer experimentar o brinquedo novo!BUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAA!

    ReplyDelete
  9. continuaçao do capitulo anterior LOL
    depois de me registar no site devia ter feito mais alguma coisa? ainda no domingo a meu pedido mandaram-me um mail com a minha palavra chave!
    o que e que poderá faltar?
    help me

    ReplyDelete
  10. isto para navegar, e preciso ter um bom barco, e a minha jangada e mt fraquinha
    LOL

    ReplyDelete
  11. so consigo ver qd vou ao canto superior direito e faço busca avançada, ai sim!.-))
    MAs ha outra forma?

    ReplyDelete
  12. ao fim de mt luta axo que ja vejo uma vela ao fundo do tunel ehehehehehe!Nao desisto nao fosse ue uma escorpião!!eheheheh
    bjks eu continuo a dar novidades

    ReplyDelete
  13. deves ter recebido um e-mail do bloglines (talvez o tal q tinha a password?) a pedir para "confirmares" a tua inscrição no BlogLines, tudo o que tens de fazer é clickar no link desse e-mail que diz que "confirma" a tua inscrição.

    ReplyDelete
  14. Durante as minhas in/per/sistencias la percebi que naotinha confirmado a minha adesao ao site DAAAAAHHHHHHHH
    :-)
    ELEMENTAR MINHA CARA...
    bem, adiante...
    mais uma dificuldade ultrapassada
    OLARERERE!
    next...
    enquanto nao me disserem basta, vou continuar a descrever a minha aventura na bloglines...
    isto sao nervos... LOL

    ReplyDelete
  15. quando vou aos meus feeds tem la 3 (julgo que foram os 3 blogque adicionei)ja nem sei ja lhe fiz tanta coisa!daqui a pouco o pc entra em colapso eheheh
    Mas depois qd clico nosmeus feeds aparece do lado direito uma lista imensa de sites que eu nao assinei
    Ha maneira de eliminar estes sites que eu nao assinei?

    ReplyDelete
  16. os teus feeds são como uma árvore de tópicos, cada tópico tem o nome do blog que estás a seguir tens de clickar nesse link

    ReplyDelete
  17. O RSS Reader uso mas é só para notícias.
    Estou a ver que tenho que explora-lo. ;)

    Obrigado por tudo.
    Jinhos,
    P.

    ReplyDelete
  18. linnnnndaaaaaaaaa!saber esperar e uma virtude, tudo a seu tempo e qtos mais ditados existem que apelam à paciencia...eu normalmente sigo-os todos!e eis os seus frutos com calma e perseverança tudo se consegue
    et voilat!
    Nã é ca moça ja trabalha memo bêm com o bloglines ehehehe
    Desculpa a minha iumpaciencia de anteontem...
    Ontem nao tive acesso a net, os ingredientes repousaram...e saiu td direitinho

    ja te adicionei aos meus feeds!:-)
    Vá agora quero muitas novidades para os textes finais!
    i 2 1 2 EXPERIENCIA
    lol
    nao ligues
    eu sou mesmo assim
    BEIJOCAS

    ReplyDelete
  19. textes digo testes,as pressas dão nestas coisas os dedos escorregam no teclado e depois dão estas trapalhadas
    Ate amanha!
    Vou dedicar-me à leitura!
    BJ

    ReplyDelete