18 November 2005

Bloguices!!

Pois bem foi com muita surpresa para muita gente que eu criei este blog e porquê?
Porque eu detesto blogs.
E porque é que eu detesto blogs?
Por várias razões, mas a principal tem a ver com ser obrigada a ir verificar diariamente este ou aquele site para ver se "saiu" qualquer coisa. Mas felizmente como a internet é aquela coisa maravilhosa na qual não há problema que não tenha mil soluções (que por sua vez originam outros problemas e por aí fora, mas isso é outra guerra...) é claro que existem algumas ferramentazinhas fantásticas á nossa disposição.
Pois bem como aparentemente este blog até está a ter alguma atenção (para muito espanto meu) decidi dedicar aqui um postzito a divulgar as várias maneiras através das quais podemos ser automaticamente informados quando aquele blog que gostamos tem uma coisinha nova.
RSS Feed:
Esta parece ser a mais popular e mais difundida das maneiras, sendo utilizada não só pelos vários tipos de LiveJournals e Blogs como também por uma série de outros sites, principalmente sites de informação. O que é o RSS? Não faço a menos das ideias e neste momento não tenciono ao mínimo explorar o conceito (mas como sei que alguns de vocês devem ter ficado com a "pulga atrás da orelha" deixo-vos aqui este link)
O que eu sei é que o RSS pode ser utilizado de várias maneiras, através de programas e de sites que recebem a informação "emitida" pelo "feed". De seguida dou um exemplo de cada um destes métodos, mas há muitas mais.
Site: BlogLines:
Este é o meu método actual de eleição para seguir as emissões dos meus sites e blogs favoritos, é um site no qual após nos registramos-nos (que apenas requer um e-mail e uma password) nos permite compilar uma lista de "Feeds" que desejamos "seguir", podemos organizá-las por pastas e podemos inclusivé "guardar" os "clipings" ou seja aqueles "posts" a que achámos mesmo imensa piada. E pronto passamos a ter um sitio onde podemos aceder todos os dias e que nos avisa quando alguém acrescentou algo de novo sem ter de ir "dar a volta aos blogs". Tem uma vantagem para quem acede á internet de vários sitios pois está sempre lá á distãncia de um login.
Programa: RSS Reader:
Este pequeno programa instala-se naquele cantinho do nosso pc, aquele ao pé do relógio, com aqueles bonequinhos todos (mais um para a eterna lista), e "lê" cada vez que clickamos num link de uma "Feed", reconhece-a automaticamente e pergunta se queremos adicioná-la á nossa pasta, podemos também adicionar "feeds" manualmente fornecendo o "link" apropriado. O programa então "apita" e dá sinal cada vez que algo novo surge.
E-Mail:
A segunda maneira parece ter a ver com o e-mail. Aparentemente aqui o BlogSpot (que é o sitio onde o meu blog está hospedado, ena bela vida!! comida e dormida á borla) há um sitiozinho onde eu posso adicionar e-mails, que por sua vez receberão um "heads up" cada vez que eu adicionar aqui qualquer coisinha. Pois bem, se querem mais um mail para ler ocasionalmente já sabem, mandem-me um mail para: joanprod@hotmail.com e não se esqueçam de dizer que "Sim por favor manda-me mais um e-mail para a Inbox!"

Espero que tenha contribuido á comunidade de Blogs algo de novo com este post, senão ignorem-no simplesmente.
Agora como alguns já devem ter reparado esta semana não houve Site da Semana, considerem este post um humilde substituto, aproveito também para acrescentar que o Site da Semana aceita sugestões, isto é, se acham que há um site giríssimo que eu pudesse divulgar avisem para o mesmo e-mail (pronto, pronto mexer o elevador da janela dá trabalho né? Aqui fica: joanprod@hotmail.com).
Falta-me apenas acrescentar um obrigado por desperdiçarem algum tempo de vez em quando a lerem as minhas resmunguices e bom fim de semana.

7 comments:

  1. Obrigada nós por desperdiçares tu também algum tempo a ler as nossas resmunguices...

    ReplyDelete
  2. eu tambem aderi ao bloglines.ao menos escuso de andar de blog em blog a ver se há algo de novo.

    ReplyDelete
  3. E este post é muito útil!
    Eu por acaso gosto de it de blog em blog a ver se há novidades... à procura da surpresa! :)

    ReplyDelete
  4. lol
    Tens de ir á página dos feeds!

    ReplyDelete
  5. deves ter recebido um e-mail do bloglines (talvez o tal q tinha a password?) a pedir para "confirmares" a tua inscrição no BlogLines, tudo o que tens de fazer é clickar no link desse e-mail que diz que "confirma" a tua inscrição.

    ReplyDelete
  6. os teus feeds são como uma árvore de tópicos, cada tópico tem o nome do blog que estás a seguir tens de clickar nesse link

    ReplyDelete
  7. O RSS Reader uso mas é só para notícias.
    Estou a ver que tenho que explora-lo. ;)

    Obrigado por tudo.
    Jinhos,
    P.

    ReplyDelete